01

Superintendentes da AGR-Tubarão participam de reunião com Ministério Público

Os Superintendentes Michel Szymanski e Rafael Marque representaram Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão – AGR-Tubarão, na reunião que tratou da presença de agrotóxicos no sistema de fornecimento de água do estado.

 

A atividade ocorreu na sede do Ministério Público de Santa Catarina em Florianópolis e reuniu mais de 15 entidades envolvidas com o assunto, dede as ligadas ao tratamento e distribuição de água, até as ligadas a pesquisa, fiscalização e defesa da sociedade.

 

O Grupo de Trabalho reunido estabeleceu como marco inicial a publicidade e o cruzamento de informações, deliberando por firmarem termo de cooperação para compartilhar dados e formalizar parcerias.

 

AGR- Tubarão propôs ainda, ampliar as ações de monitoramento que já são executadas, passando a aferir todos os princípios ativos que o Ministério Público utilizou em seu levantamento divulgado, uma vez por mês, durante um ano, tanto na água bruta como na tratada.

 

Identificar os principais princípios ativos dos agrotóxicos contido na água e relacioná-los com as atividades agropecuárias nas inúmeras regiões do Estado, são iniciativas importantes na transparência das ações e regulação do uso destas substâncias em terras catarinenses.02 03